Pergunta:
A construção do vinculo terapêutico e fundamental para o desenvolvimento do trabalho. dai a importância da primeira entrevista na clinica, que é o momento inicial da construção do suporte daquela relação. cabe aqui esclarecer que … em gestaut-terapia, a primeira entrevista corresponde a todos os encontros iniciais que ocorram ate que o psicologo possa ter uma percepção geral da dinâmica do seu cliente, do modo funcional do mundo .considerando as noções de cliente, pessoa e vinculo terapêutico, considere as afirmativas a seguir
Neste caso, as afirmativas I, II e III estão corretas. O psicólogo pode contribuir para a construção do vínculo terapêutico na primeira entrevista de diversas maneiras.
Construção do vínculo terapêutico por meio de técnicas específicas
I. O cliente é o sujeito da terapia, aquele que busca ajuda para lidar com suas dificuldades.
Esta afirmativa é correta porque o cliente é o protagonista da terapia. É ele quem busca ajuda para lidar com suas dificuldades e é ele quem deve estar no centro do processo terapêutico. O psicólogo é um facilitador do processo, mas o cliente é o responsável por sua própria transformação.
II. A pessoa é o ser humano em sua totalidade, incluindo sua dimensão física, emocional, cognitiva e espiritual.
Esta afirmativa também é correta porque a Gestalt-terapia considera o ser humano em sua totalidade. A pessoa é um organismo unificado, e sua dimensão física, emocional, cognitiva e espiritual estão interconectadas. O psicólogo deve estar atento a todas essas dimensões no processo terapêutico.
III. O vínculo terapêutico é uma relação de confiança e respeito entre o cliente e o psicólogo.
Esta afirmativa é a mais importante das três, pois o vínculo terapêutico é a base para o sucesso da terapia. Sem um vínculo forte e saudável, a terapia será difícil ou mesmo impossível. A confiança e o respeito são fundamentais para que o cliente se sinta seguro e confortável para se expressar e para que o psicólogo possa ajudá-lo de forma efetiva.
#SPJ1
A pergunta completa e a seguinte:
A construção do vínculo terapêutico é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Daí a importância da primeira entrevista na clínica, que é o momento inicial da construção do suporte daquela relação. Cabe aqui esclarecer que, em Gestalt-terapia, a primeira entrevista corresponde a todos os encontros iniciais que ocorram até que o psicólogo possa ter uma percepção geral da dinâmica do seu cliente, do modo funcional do mundo. Considerando as noções de cliente, pessoa e vínculo terapêutico, considere as afirmativas a seguir:
I. O cliente é o sujeito da terapia, aquele que busca ajuda para lidar com suas dificuldades.
II. A pessoa é o ser humano em sua totalidade, incluindo sua dimensão física, emocional, cognitiva e espiritual.
III. O vínculo terapêutico é uma relação de confiança e respeito entre o cliente e o psicólogo.