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ups: onde a eficiência é uma obsessão
a united parcel service (ups) afirma administrar “o frete mais rápido do ramo de fretes”. e é provável que isso seja verdade. durante décadas, a ups firmou-se como modelo de eficiência empresarial, “suando” a camisa. seus gerentes treinam metodicamente os funcionários para trabalharem da maneira mais eficaz possível.
os 3 mil engenheiros industriais da companhia têm pesquisado o tempo gasto na rota de cada motorista e fixado padrões para cada entrega, parada e coleta. eles registram cada segundo gasto com paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para cafezinho ou banheiro. todas essas informações são depois introduzidas nos computadores da ups para fornecer padrões de tempo detalhados para cada motorista, diariamente.
para cumprir o seu objetivo de coleta e entrega de 400 encomendas diárias, os motoristas devem seguir exatamente os procedimentos fixados pelos engenheiros. quando se aproximam de um ponto de entrega, soltam seus cintos de segurança, tocam a buzina e desligam o motor. em um movimento ininterrupto, puxam o freio de emergência e deixam o veículo engatado em primeira marcha para estarem prontos para partir após suas entregas. diante destes dados, seu desafio é identificar as características do método científico de produção na operação da ups.
1 Resposta
1ª Característica: Os engenheiros estudam a maneira como os motoristas gastam o tempo na rota que percorrem diariamente e, após esta pesquisa, eles coletam as informações de como os trabalhadores desempenham suas funções como paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para cafezinho ou banheiro, depois elaboram maneiras para cada atividade a ser desenvolvida pelos entregadores de forma padronizada.
2ª Característica: Os engenheiros desenvolveram novos métodos de desempenhar as tarefas através da codificação das informações coletadas, introduzindo-as em computadores e depois as forneciam aos motoristas como padrão de tempo para realizar as tarefas todos os dias;
3ª Característica: De acordo com a necessidade da tarefa, os motoristas eram treinados para cumprirem o objetivo de coleta e entrega de acordo com os procedimentos estabelecidos pelos engenheiros especializando-os por meio do controle dos movimentos que os motoristas fazem ao realizarem as entregas, tais como desamarrar os cintos, puxar o freio, descer do caminhão, olhar o endereço e contar os passos;
4ª Característica: O estabelecimento desse alto nível de eficiência para desempenhar as tarefas tem compensado os motoristas de entrega, os quais tem sido recompensados por meios de um sistema de pagamento em que eles faturam por ano valores entre 40 e 50 mil dólares e ainda desfrutam de excelentes benefícios e um plano generoso de participação nos lucros.
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