houver uma base A em uma delas e T na outra,
e, onde houver um C em uma cadeia, haverá um
G na outra. II. Cada um dos filamentos de DNA
é composto por milhares ou milhões de
unidades chamadas nucleotideos, encadeados
em sequência. III. A molécula de DNA É
formada por cinco anéis aromáticos,
encontrada no meio intracelular, e sua
importância reside no fato de que é formada
pela cromatina. IV. O DNA se reproduz por
duplicação semiconservativa, quando as duas
cadeias que o constituem se separam e
orientam a produção da cadeia complementar.
1 Resposta
A cromatina
A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.
Quando se observam núcleos corados ao microscópio óptico, nota-se que certas regiões da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas já haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regiões mais coradas correspondiam a porções dos cromossomos mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras.
Para assinalar diferenças entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do gregoheteros, diferente), que se refere à cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossômico, de consistência mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).
Diferentes níveis de condensação do DNA. (1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNAcom histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA) (5) Cromossoma em metafase
Mais perguntas de Biologia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.