1 Resposta
QUESTÃO 1
(A) Para Descartes, a proposição "penso, logo existo" não pode ser considerada como uma proposição indubitavelmente verdadeira.
Falso. Essa é a certeza básica, da qual Descartes parte para realizar as suas reflexões.
(B) Embora seja verdadeira, a proposição "penso, logo existo" é uma tautologia inútil no contexto da filosofia cartesiana.
Falso. Dentro do contexto cartesiano tal afirmação é o fundamento do processo reflexivo, como apontado acima.
(C) Tomando como base a proposição "penso, logo existo", Descartes conclui que o que é necessário para que uma proposição qualquer seja verdadeira é que ela enuncie algo que possa ser concebido clara e distintamente.
Correto. Por ser claro e possível de se interpretar a partir da racionalidade, é daí que o enunciado é verdadeiro.
(D) Descartes é um filósofo cético, uma vez que afirma que não é possível se ter certeza sobre a verdade de qualquer proposição.
Falso. Se assim fosse, ele não teria proposto métodos para se alcançar a verdade.
(E) Tomando como exemplo a proposição "penso, logo existo", Descartes conclui que uma proposição qualquer só pode ser considerada como verdadeira se ela tiver sido provada com base na experiência.
Falso. A experiência não é utilizada por Descartes neste contexto, ele assume, como se sabe, o racionalismo.
QUESTÃO 2
a) Para Descartes, o conhecimento é obtido partindo-se da experiência, isto é, da observação da natureza, e depois generalizando os resultados de tais observações.
Falso. Descartes entende que o conhecimento parte da razão, não da empiria.
b) Segundo Descartes, qualquer coisa que a razão humana é capaz de conhecer pode ser alcançada, partindo-se de verdades evidentes, e aplicando a dedução lógica a essas verdades.
Correto. A razão humana é uma máquina de obter conhecimento e alcançar verdades, a partir do racionalismo de Descartes.
c) Para Descartes, é possível apenas obter um conhecimento aproximado, probabilístico, acerca de qualquer objeto, não sendo de modo algum alcançável o conhecimento da verdade, independente do assunto em questão.
Falso. Descartes não duvida da existência de verdades e da possibilidade de alcança-las.
d) Descartes pensa que, independentemente das premissas das quais se parte ao se procurar obter conhecimento sobre um determinado assunto, a verdade sobre tal assunto será alcançada desde que os princípios da lógica
Falso. É preciso que se atente às premissas das quais se parte.
Mais perguntas de Filosofia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.