A doutrina do “socialismo num só país”, do dirigente soviétic...

Melissamoraes

A doutrina do “socialismo num só país”, do dirigente soviético Josef Stálin, sofreu reveses importantes com a expansão do socialismo na Europa Oriental e em outros continentes no pós-Segunda Guerra Mundial: ganhou novos contornos, com a expansão da revolução socialista para uma escala mundial, resultando na constituição do bloco socialista liderado pela URSS, durante a Guerra Fria (1947-1980), contra o bloco liberal-capitalista liderado pelos Estados Unidos. Considerando as repercussões geopolíticas da Revolução Chinesa (1949) e da Revolução Cubana (1959), é correto afirmar que: *1 ponto
resultaram diretamente de guerras de libertação colonial, que associaram a constituição do socialismo à construção de uma identidade nacional.
estavam filiadas à doutrina da “revolução permanente”, de Leon Trotski, perspectivas opostas ao socialismo stalinista, fortemente assentadas no nacionalismo.
as duas revoluções produziram novos modelos de socialismo, alternativos à experiência soviética, transformando-se em novos bastiões da revolução mundial.
deslocaram o modelo revolucionário socialista para regiões de passado colonial, que produziram revoluções originais, independentes da ação direta de Moscou.
ambas reforçaram a centralidade do Partido Comunista da União Soviética, como líder da revolução socialista mundial, na segunda metade do século XX.

0 Respostas

Melissamoraes está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.