Acrise de 1929, normalmente associada à economia norte-america...

Lorena Cruz

Acrise de 1929, normalmente associada à economia norte-americana, alastrou-se pelo mundo. nesse sentido, de certa forma o impacto da crise sobre a américa latina foi:

a-) positivo, porque refletiu a independência das economias latino-americanas em relação aos estados unidos nesse período.
b-) positivo, pois a crise nos estados unidos levou à expansão de todos os setores voltados à exportação nos países latino-americanos.
c-) positivo, uma vez que a crise norte-americana possibilitou o desenvolvimento de uma economia interna com base na produção nacional.
d-) negativo, pois a américa latina teve de desacelerar sua economia , na época bastante diversificada e com alto índice de industrialização.
e-) negativo, já que, sem o capital proporcionado pelo comércio com os estados unidos, a américa latina não teve recursos para se industrializar.

1 Resposta

Enrico Policarpo

No que diz respeito à América Latina o Crash da Bolsa de 1929 foi negativo para os grandes latifundiários, que perderam as suas produções se vendo impossibilitados de exportá-las - o Brasil, por exemplo, tinha uma economia baseada no café, de modo que o Crash fez com que este produto, um item de luxo, perdesse o favor no mercado internacional - mas foi positivo para os que desejavam ver o Brasil industrializado e, consequentemente, trouxe avanços sociais com a industrialização nacional.

Deste modo a crise serviu para abalar as estruturas sociais e econômicas que existiam e trouxe sofrimento social temporário, mas teve como consequência duradoura o fim de uma era agrária e o início de uma era industrial, fato que foi bem aproveitado pelos brasileiros que estabeleceram um indústria que é, até os dias atuais, a mais desenvolvida do continente sul-americano. 

É correta a alternativa C.
0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.