Ao apresentar os extremos nos quais podemos situar a realidade...

Bento Bispo

Ao apresentar os extremos nos quais podemos situar a realidade do lazer, nos seus estudos e nas suas vivências, o autor Nelson Carvalho Marcelino (apud MOREIRA, 2014) no texto Perspectivas para o lazer: mercadoria ou sinal de utopia?, nos coloca que:

“[...] embora o conhecimento do lazer deva se dar a partir de sua historicidade, portanto relacionado aos processos sociais mais amplos de mudanças ligados ao desenvolvimento das forças produtivas e às relações de produção que animam a prática social [...], a compreensão da prática social na sociedade moderna requer que se leve em conta que os estilos de vida heterogêneos referem-se a uma estrutura de classes, mas não são determinados mecanicamente [...]. se as representações são tomadas como aspecto básico da vida cotidiana, a cultura não pode ser vista como apenas um aspecto [...] de produção, mas um elemento estruturante da realidade social [...]. E, dessa perspectiva é preciso considerar o lazer como possibilidade privilegiada, enfatizada para a vivência de valores que embasem mudanças, no sentido de construção de uma nova sociedade.” (p. 189)

Considerando o fragmento acima, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições e, em seguida, assinale a alternativa correta. É preciso considerar que a questão do lazer não deve ser considerada de modo isolado da questão sociocultural na sua totalidade, sendo preciso também considerar as possibilidades de ações específicas da área.

PORQUE

A ação fundamentada no entendimento da “especificidade concreta” do lazer, gerada na dinâmica cultural historicamente situada, deverá fomentar novas competências e estimular a participação e o exercício da cidadania.

a.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

b.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, uma justificativa correta da primeira

c.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

d.
tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.

e.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, não é uma justificativa correta da primeira.

0 Respostas

Bento Bispo está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.