explique a diferença entre os objetivos dos bandeirantes e jes...

explique a diferença entre os objetivos dos bandeirantes e jesuítas na captura de indígenas e sua relação com a expansão territorial portuguesa

1 Resposta

Tira Duvidas

2. Durante o mercantilismo estabeleceu-se a divisão internacional do trabalho estava baseado na exploração de minas, produtos agrícolas e atividades semelhantes, cujos produtos eram enviados  aos países do Norte, e destes saiam os produtos manufaturados para abastecer os países do Sul.

3. No Tratado de Tordesilhas, de 1494, os portugueses recebiam  todos os territórios fora da Europa a leste de um meridiano que se  localizava a 270 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, o que dava o  controle sobre a África, Ásia e leste da América do Sul.

Aos  espanhóis foram atribuídos todos os territórios a oeste dessa linha, a parte ocidental do continente americano e as ilhas do  oceano Pacífico.

Com o passar do tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol, quando então o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar e em 1750, foi assinado o Tratado de Madrid, no qual as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites de divisão territorial para as colônias na América do Sul.

4. Os jesuítas ocorreram durante o período  de atividade da Companhia de Jesus na América Portuguesa, entre os anos de sua chegada 1549  até sua expulsão em 1759.

Para os jesuítas, a posse da mão-de-obra indígena, ou seja, “quem” administraria a massa de  trabalhadores indígenas estava relacionada a doutrinação e conversão ao catolicismo e contrários ao cativeiro e a escravidão.

Bandeirantes eram sertanistas do Brasil  Colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram  nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, indígenas para escravização e extermínio  de quilombos.

Os objetivos das expedições de apresamento eram reuniões de andantes se deslocando  pela mata à caça de seres humanos. Os bandeirantes eram caçadores de gente.

5. Regionalizar um território é estudar um território combinando três fatores fundamentais: os físicos, os biológico e os sociais. Sua importância está em abordar uma realidade  concreta, que determina um quadro de  referência para a população que ali vive.

6. a. O Brasil está dividido em cinco macrorregiões que são:  

Região Norte, formada por sete estados, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima;

Nordeste, formada nove estados, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia;

Sudeste, formada por quatro estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo;

Sul, formada por três estados, Paraná, San-ta Catarina e Rio Grande do Sul;

Centro-Oeste, formada por três estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás mais o Distrito Federal:

b. Na região Sudeste, constituída pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo.

c. Vivendo na região em que se encontram a maior parte dos recursos econômicos e culturais do país, percebe-se a facilidade no acesso aos recursos culturais e sociais: museus, escolas, teatros, universidades, transportes mais eficientes e modernos, rede de hospitais, etc.

7. a. O estabelecimento das colônias, implicavam na obtenção de recursos naturais para envio ao países colonizadores, então o trecho que configura esta ação é:  os produtos metais preciosos materiais primas e alimentos eram enviados para Portugal.

b.  No mercantilismo a divisão internacional do trabalho foi centralizada na exploração de minas e produtos agrícolas enviados  para o exterior, isto é, os países colonizadores, que enviam produtos manufaturados a preços elevados para as colômias.

Bons estudos!

0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.