Me ajudem por favor.. 1. Concordam os historiadores e economi...

Rayssa Teles

Me ajudem por favor..1. Concordam os historiadores e economistas que a industrialização, ocorrida, nos séculos XVIII e XIX, provocou transformações sociais e econômicas significativas em alguns continentes. Os burgueses teriam assumido o domínio econômico das regiões industrializadas, nas quais, aos operários, também denominados proletários, coube uma posição social e econômica subalterna. Diante dos conflitos gerados pelas diferenças de interesses entre burgueses e operários, surgiram teorias econômicas e sociais que tentaram resolvê-los. O Liberalismo Econômico tratou de justificar e legitimar as diferenças sociais geradas pela sociedade industrializada. Os socialistas propunham alternativas para eliminar as diferenças sociais e as injustiças geradas pela mesma sociedade. Pensadores cristãos propunham reformas que pudessem harmonizar os diferentes interesses e garantir padrões mínimos de dignidade humana para os operários. De acordo com as idéias do Texto, assinale a proposição INCORRETA(S).

a) Entre os principais representantes do Liberalismo Econômico destacaram-se Adam Smith, Malthus e David Ricardo.

b) O papa Leão XIII, promulgou a Encíclica Rerum Novarum, na qual explicitava os fundamentos da doutrina social da Igreja Católica.

c) Malthus escreveu o Ensaio sobre os princípios da população, no qual afirmava que a população crescia numa progressão geométrica, enquanto que as possibilidades de manutenção cresciam em progressão aritmética.

d) Karl Marx e Friederich Engels formularam as bases do socialismo científico, também denominado marxismo, fundamentados na análise histórica e filosófica das sociedades.

e) Marx, Engels e Adam Smith fazem parte do elenco dos teóricos do socialismo.

f) David Ricardo, no livro Princípios da Economia Política, afirmava que o trabalho deveria ser considerado uma mercadoria sujeita às leis da oferta e da procura.

2. Os contornos de um novo processo histórico – a História Contemporânea – foram definidos num espaço de tempo razoavelmente curto, entre o final do século XVIII e meados do século XIX. Nessa “Era das Revoluções” enquadram-se:

a) a Revolução Industrial que, acelerando a produção, ampliando mercados e separando capital e trabalho, consolidou o sistema capitalista.

b) a Revolução Americana que, revelando a crise do antigo sistema colonial, prenunciava o ciclo revolucionário que se estenderia até meados do século XIX.

c) a Revolução Francesa, símbolo maior da perenidade do Antigo regime e preservadora dos privilégios da aristocracia.

d) as independências latino-americanas que, embora possibilitando o surgimento de Estados formalmente soberanos, mantiveram intacto o Pacto Colonial.

e) o advento do Liberalismo como doutrina fundamentalmente burguesa e, ao longo do século XIX, o desenvolvimento de visões opostas à ordem burguesa industrial, como é o caso do socialismo.

3. O capitalismo conseguiu grandes avanços com as chamadas revoluções industriais. Surgia uma sociedade baseada na produção de mercadorias, preocupada em ampliar as margens de lucros. Houve muitas reações aos exageros do capitalismo e críticas à continuidade da exploração e da desigualdade social. A Igreja Católica, através de encíclicas como a Rerum Novarum, mostrou suas insatisfações, defendendo a socialização da riqueza e o direito à revolução dos oprimidos. Sobre o texto acima, o que podemos afirmar?

a) Ele sintetiza bem as propostas da Igreja Católica do final do século XIX.

b) Não é verdadeiro historicamente, pois havia uma grande admiração pelo capitalismo e não, restrições ao modo de produzir.

c) Equivoca-se quando faz a análise do conteúdo da Rerum Novarum.

d) Havia insatisfações por parte da Igreja, mas nenhuma crítica radical ao sistema capitalista.

e) A Igreja Católica tem uma tradição crítica com relação ao capitalismo, mas não é comum a todos os grupos que nela atuam.

4. O capitalismo, ao se expandir, passou por grandes transformações. Da fase liberal e concorrencial, que o caracterizava no início, passou para a fase monopolista. Assim, na Segunda metade do século XIX, o capitalismo havia assumido as seguintes características:

1 Resposta

1- B)
2-B)
3-D)
Essas são as alternativas corretas dos exercícios
0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.