Morro da Babilônia À noite, do morro descem vozes que criam o...

TonyWeber

Morro da Babilônia À noite, do morro descem vozes que criam o terror (terror urbano, cinquenta por cento de cinema, e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua Geral). Quando houve revolução, os soldados espalharam no morro, o quartel pegou fogo, eles não voltaram. Alguns, chumbados, morreram. O morro ficou mais encantado. Mas as vozes do morro não são propriamente lúgubres. Há mesmo um cavaquinho bem afinado que domina os ruídos da pedra e da folhagem e desce até nós, modesto e recreativo, como uma gentileza do morro. (Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.19.) No poema "Morro da Babilônia", de Carlos Drummond de Andrade

1 Resposta

Felipe

A alternativa que melhor relaciona-se com o texto compreende a letra a. a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia. Entretanto, também podemos afirmar que a assertiva d não está incorreta.

O poema faz de fato menção à cidade do Rio de Janeiro, menção esta que pode ser identificada como Parte pelo todo, haja vista que metonimicamente, o morro faz referência à cidade fluminense.

Em contrapartida, é correto afirmar também que há no texto a presença de  relação de oposição no percurso figurativo do texto, onde as vozes citadas representam a grande quantidade de conflitos encontrados no morro da Babilônia.

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