i. a partir da passagem do século xviii para o século xix, o passado histórico começa a ser compreendido como uma realidade previamente dada. em outras palavras, como um objeto de análise e pesquisa, deixando de ser entendida como resultado da “providência” ou “vontade divina”.
ii. o conhecimento histórico é construído individualmente, sem a preocupação que seja compartilhado por um grupo, pois se baseia apenas em especulação, sem o compromisso de comprovar empiricamente as conclusões e convicções do historiador.
iii. o ofício do historiador tem como principal norte a reflexão sobre a real finalidade da história e com a própria natureza do tempo histórico, se seria linear (sempre apontando para o progresso da civilização humana de forma geral) ou cíclico (marcado pela evolução e decadência das civilizações).
iv. a teoria da história compreende um conjunto de pontos de vista embasados empiricamente, cuja metodologia de pesquisa e análise é compartilhada por um grupo de historiadores, cujo objetivo é conferir uma validade científica à construção do conhecimento, relegando a especulação sobre a natureza do tempo histórico e o futuro da humanidade para um segundo plano.
quanto ao conceito específico de teoria da história, é correto apenas o que se afirma em:
ii e iv.
i e iv.
i e iii.
ii e iii.
ii, iii e iv.
1 Resposta
As informações I e III estão corretas
A afirmação I é correta
Porque Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era utilizado no plural para dar nome as narrativas particulares com o movimento do Iluminismo ocorre uma mudança na relação do homem com o tempo.
No lugar do termo Historie, surge o termo Geschichte em alemão que significa uma seqüência unificada de eventos que no todo são a marcha da humanidade.
A afirmação II é falsa o conhecimento histórico não se baseia em especulações e possui o compromisso de comprovar empiricamente, porque a história é uma ciência.
A afirmação III é verdadeira, o ofício do historiador tem como principal norte a reflexão sobre a real finalidade da História e com a própria natureza do tempo histórico.
A afirmação IV é falsa porque a especulação sobre a natureza do tempo histórico e o futuro da humanidade não é relegada para um segundo plano.
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