Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Resoluç...
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Resolução de Problemas deve permear a prática em sala de aula, utilizando de abordagens problematizadoras com situações-problema e não exercícios. Essa diferença entre problema e exercício que fica evidente no seguinte excerto:Em contrapartida à simples reprodução de procedimentos e ao acúmulo de informações, educadores matemáticos apontam a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática. Essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução [...]. O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada (BRASIL, 1998, p. 39-40).
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Brasília: MEC/ SEB, 1998.
Considerando essa clareza entre problema e exercício, analise as asserções a seguir:
I - Com o objetivo de abordar uma prática com Resolução de Problemas, a professora Maria apresentou o seguinte enunciado para os alunos: “João comprou um sapato que custou a metade do valor, em dinheiro, que seu avô lhe presenteou. Agora, João ficou com R$ 120,00. Qual é o valor que ganhou de seu avô?”.
PORQUE
II - Com esse problema, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aplicar os conceitos que foram trabalhados anteriormente. Assim, eles precisarão interpretar o enunciado e buscar um caminho para encontrar a solução do problema. Uma tarefa desafiadora!
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Brasília: MEC/ SEB, 1998.
Considerando essa clareza entre problema e exercício, analise as asserções a seguir:
I - Com o objetivo de abordar uma prática com Resolução de Problemas, a professora Maria apresentou o seguinte enunciado para os alunos: “João comprou um sapato que custou a metade do valor, em dinheiro, que seu avô lhe presenteou. Agora, João ficou com R$ 120,00. Qual é o valor que ganhou de seu avô?”.
PORQUE
II - Com esse problema, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aplicar os conceitos que foram trabalhados anteriormente. Assim, eles precisarão interpretar o enunciado e buscar um caminho para encontrar a solução do problema. Uma tarefa desafiadora!
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
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