1 Resposta
1) a) O predicado verbo-nominal é: exerciam uma enorme influência sobre mim.
b) O predicado verbo-nominal é: não orientam suas vidas por atos [...]
c) O predicado verbo-nominal é: diz "meu" para o maior numero de coisas e considerado o mais feliz...].
2) a) O sujeito nós está oculto. É fácil de indificar por causa da terminação -amos do verbo estamos.
b) O predicado da primeira oração é predicado nominal: estamos acima das pessoas. O predicado da segunda oração é predicado verbal: traduz-se em palavras.
c) A estratégia utilizada para classificar esses predicados foi de seperar o sujeito da frase e destacar o resto. Em seguida, foi encontrar o núcleo do predicado: se for um verbo, o predicado é verbal; se for um nome, o predicado é nominal; e se for um verbo e um nome, o predicado é verbo-nominal.
3) Na frase "nem andaram por ela", o verbo andar pode ser classificado por verbo intransitivo, uma vez que ele não precisa de complemento e possui significado sozinho.
O predicado de uma frase é tudo aquilo que não for sujeito. Para identificá-lo, basta encontrar o sujeito da oração (aquele que realiza a ação do verbo) e destacar o resto da frase.
O predicado pode ser verbal (quando seu núcleo, a parte principal, for um verbo). Geralmente é aquele em que o verbo é classificado como verbo intransitivo. Também pode ser nominal (quando seu núcleo, a parte principal, for um nome). Geralmente é aquele em que o verbo é classificado como verbo de ligação. E, por último, pode ser verbo nominal, em que seu núcleo, a parte principal, for um verbo e um nome). Geralmente é aquele em que o verbo é classificado como verbo transitivo (direto ou indireto).
Para saber mais sobre classificação sintática dos verbos, veja o link abaixo:
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.