Texto 2
Apesar da autoria do CLG ter sido dedicada a Ferdinand de Saussure, a sua elaboração ocorreu pelos participantes dos seus cursos, ocorrido entre 1907 e 1911, Charles Bally e Albert Sechehaye. Sobre essa questão a linguista Normand (2009, p. 19) afirma que: "[...] as questões e controvérsias levantadas desde o aparecimento do Curso foram retomadas e tornadas mais complexas ao longo de sua publicação [...]. Assim, a preocupação em compreender uma teoria e avaliar seu lugar na história da linguística foi, muitas vezes, recoberta pela obsessão de autenticidade, a busca do “verdadeiro” pensamento de Saussure".
Referências:
NORMAND, Claudine. Convite à linguística. Tradução de Cristina de Campos Velho Birck et al. São Paulo: Contexto, 2009.
Sobre o lançamento do CLG, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fato de Saussure ter morrido antes do lançamento do CLG não significa que a obra deve ser menosprezada academicamente, pois nela contém a base da teoria da língua pensada pelo mestre genebrino e sua importância na história da linguística não pode ser esquecida.
PORQUE
II. O esforço dos alunos Charles Bally e Albert Sechehaye que participaram dos cursos ofertados por Saussure, entre 1915 e 1916, em formatar as anotações da teoria da língua que estava sendo lançada é um mérito acadêmico que mudou a prática dos estudos linguísticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
1 Resposta
Adg2 - Teoria da Literatura 2020
1) Leia o trecho do texto a seguir:
“O estruturalismo teve grande impacto na linguística e na antropologia (Claude Lévi-Strauss), embora posteriormente se desenvolvesse em outras ciências. O estruturalismo rompeu o discurso da Modernidade em duas metades: a estrutura, um simulacro de uma função (Barthes), regula todas as aparências (o concreto, o particular, o histórico). Postula um ‘proveito’ do empírico e do histórico. Já que a estrutura regula a história, ela transcende a história.
Lembre-se de tudo o que aprendeu sobre as diferentes correntes de teoria literária e sobre as características dos períodos literários. Considere todas as ponderações do autor sobre as características do estruturalismo a assinale a alternativa que se adeque às suas proposições:
Alternativas:
a) Foucault e Derrida denunciam, no estruturalismo, a sua construção de reflexão e a forma como ele lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.
RESPOSTA É A LETRA A
2) Leia o trecho do texto a seguir:
“Do ponto de vista de Freud, a literatura é vista como o cumprimento do desejo ou da satisfação da fantasia de desejos negados pelo princípio da realidade ou proibidos por códigos morais. (...) ” (SAMUEL, 2011, p.86 e 87).
O autor argumenta sobre a relação entre teoria literária e a teoria psicanalítica. Tendo isso em mente considere as afirmações, sendo V para Verdadeira e F para Falso:
( ) A psicanálise vê a produção artística como forma de expressão simbólico do conteúdo psíquico reprimido.
( ) A psicanálise é um recurso teórico para a análise do texto literário, mas só se aplica a poesia.
( ) O estudo dos símbolos no campo da literatura se deve, em grande parte, ao campo da psicanálise.
( ) Freud recorreu a literatura para exemplificar grande parte de seus conceitos psicanalíticos.
( ) Lacan ajudou Freud a desenvolver sua teoria e foi encarregado de cuidar da parte linguística da psicanálise.
Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:
Alternativas:
•e) V-F-V-V-F - RESPOSTA CORRETA
3) Leia o trecho do texto a seguir:
“Não é por acaso que o período que examinamos presencia o aparecimento da moderna ‘estética’, ou a filosofia da arte. Foi principalmente dessa época, das obras de Kant, Hegel, Schiller, Coleridge e outros, que herdamos nossas ideias contemporâneas do ‘símbolo’ e da ‘experiência estética’, da ‘harmonia estética’ e da natureza excepcional do objeto de arte. ()
Considere tudo o que foi dito sobre estética, arte e períodos; atente-se parar as afirmações:
I. A estética foi uma nova forma de abordagem da estrutura da obra de arte. Ela acreditava na imutabilidade da obra de arte como objeto.
II. A estética preocupava-se com o problema social e político da criação literária e em função disso decidiu que o melhor caminho era suprimi-los do ato crítico.
III. Considerando a arte um objeto de estudo fixo, a estética focou mais ainda nas condições políticas do criador literário.
IV. A estética foi responsável pelo isolamento da obra de arte, sua condição social e ideológica foi suprimida em detrimento da individualidade.
V. O distanciamento proposto pela estética entre a obra e a sociedade foi a causadora de sua visão como corrente alienada em relação à crítica literária.
De acordo com o que diz o autor, escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
Alternativas:
•d) I, IV e V. - RESPOSTA CORRETA
4) Leia o trecho do texto a seguir:
“Parece-nos muito importante, ainda, sublinhar que o trabalho de invenção individuante do escritor não é realizável apenas no âmbito da negatividade, ou seja, provocando a entrada em crise e em dissolução ou, mais drasticamente, provocando a subversão violenta e global do código, já que tal ideia pressupõe a estrita imperatividade intrínseca do código literário, perante a qual caberiam ao emissor tão-só a sujeição ou a revolta. ()
O autor argumenta sobre o papel do autor, sobre o código literário, a semiótica e a criação literária. Tendo isso em mente considere as afirmações, assinalando V para Verdadeira e F para Falso:
( f ) O autor só pode adotar uma postura diante da autoridade do código literário, é a sujeição.
( ) O código literário é ambíguo, pois se rege as normas, também fornece os elementos necessários para a subversão.
( f ) O código é uma instância repressiva da qual o autor tem que se livrar e superar para poder criar um texto de qualidade.
( ) O código literário, de acordo com as afirmações do autor, comporta virtualidades e indeterminações.
( v ) Segundo o autor a normatividade do código literário é indispensável e representa um horizonte de possibilidades a ser explorado pelo autor/emissor.
Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:
Alternativas:
•c) F-V-F-V-V - RESPOSTA CORRETA
Explicação:
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.