Texto 1 O Curso de Linguística Geral (CLG) foi lançado em 1916...

Rafaela

Texto 1 O Curso de Linguística Geral (CLG) foi lançado em 1916 e apresenta o nome de Ferdinand de Saussure como o autor da obra. Fato que gera polêmicas entre pesquisadores, por conta da sua morte, em 1913, ou seja, três anos antes do seu lançamento. A dúvida é: “como alguém que já morreu pode lançar livro”?.

Texto 2
Apesar da autoria do CLG ter sido dedicada a Ferdinand de Saussure, a sua elaboração ocorreu pelos participantes dos seus cursos, ocorrido entre 1907 e 1911, Charles Bally e Albert Sechehaye. Sobre essa questão a linguista Normand (2009, p. 19) afirma que: "[...] as questões e controvérsias levantadas desde o aparecimento do Curso foram retomadas e tornadas mais complexas ao longo de sua publicação [...]. Assim, a preocupação em compreender uma teoria e avaliar seu lugar na história da linguística foi, muitas vezes, recoberta pela obsessão de autenticidade, a busca do “verdadeiro” pensamento de Saussure".

Referências:
NORMAND, Claudine. Convite à linguística. Tradução de Cristina de Campos Velho Birck et al. São Paulo: Contexto, 2009.

Sobre o lançamento do CLG, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fato de Saussure ter morrido antes do lançamento do CLG não significa que a obra deve ser menosprezada academicamente, pois nela contém a base da teoria da língua pensada pelo mestre genebrino e sua importância na história da linguística não pode ser esquecida.

PORQUE

II. O esforço dos alunos Charles Bally e Albert Sechehaye que participaram dos cursos ofertados por Saussure, entre 1915 e 1916, em formatar as anotações da teoria da língua que estava sendo lançada é um mérito acadêmico que mudou a prática dos estudos linguísticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

1 Resposta

Marisa Romão

Adg2 - Teoria da Literatura  2020

1) Leia o trecho do texto a seguir:

 

“O estruturalismo teve grande impacto na linguística e na antropologia (Claude Lévi-Strauss), embora posteriormente se desenvolvesse em outras ciências. O estruturalismo rompeu o discurso da Modernidade em duas metades: a estrutura, um simulacro de uma função (Barthes), regula todas as aparências (o concreto, o particular, o histórico). Postula um ‘proveito’ do empírico e do histórico. Já que a estrutura regula a história, ela transcende a história.

Lembre-se de tudo o que aprendeu sobre as diferentes correntes de teoria literária e sobre as características dos períodos literários. Considere todas as ponderações do autor sobre as características do estruturalismo a assinale a alternativa que se adeque às suas proposições:

Alternativas:

a) Foucault e Derrida denunciam, no estruturalismo, a sua construção de reflexão e a forma como ele lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

RESPOSTA É A LETRA A

2) Leia o trecho do texto a seguir:

“Do ponto de vista de Freud, a literatura é vista como o cumprimento do desejo ou da satisfação da fantasia de desejos negados pelo princípio da realidade ou proibidos por códigos morais.  (...) ” (SAMUEL, 2011, p.86 e 87).

 

O autor argumenta sobre a relação entre teoria literária e a teoria psicanalítica. Tendo isso em mente considere as afirmações, sendo V para Verdadeira e F para Falso:

(   ) A psicanálise vê a produção artística como forma de expressão simbólico do conteúdo psíquico reprimido.

(   ) A psicanálise é um recurso teórico para a análise do texto literário, mas só se aplica a poesia.

(   ) O estudo dos símbolos no campo da literatura se deve, em grande parte, ao campo da psicanálise.

(   ) Freud recorreu a literatura para exemplificar grande parte de seus conceitos psicanalíticos.

(   ) Lacan ajudou Freud a desenvolver sua teoria e foi encarregado de cuidar da parte linguística da psicanálise.

 

Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:

Alternativas:

•e) V-F-V-V-F  - RESPOSTA CORRETA

3) Leia o trecho do texto a seguir:

“Não é por acaso que o período que examinamos presencia o aparecimento da moderna ‘estética’, ou a filosofia da arte. Foi principalmente dessa época, das obras de Kant, Hegel, Schiller, Coleridge e outros, que herdamos nossas ideias contemporâneas do ‘símbolo’ e da ‘experiência estética’, da ‘harmonia estética’ e da natureza excepcional do objeto de arte. ()

Considere tudo o que foi dito sobre estética, arte e períodos; atente-se parar as afirmações:

 

I. A estética foi uma nova forma de abordagem da estrutura da obra de arte. Ela acreditava na imutabilidade da obra de arte como objeto.

II. A estética preocupava-se com o problema social e político da criação literária e em função disso decidiu que o melhor caminho era suprimi-los do ato crítico.

III. Considerando a arte um objeto de estudo fixo, a estética focou mais ainda nas condições políticas do criador literário.

IV. A estética foi responsável pelo isolamento da obra de arte, sua condição social e ideológica foi suprimida em detrimento da individualidade.

V. O distanciamento proposto pela estética entre a obra e a sociedade foi a causadora de sua visão como corrente alienada em relação à crítica literária.

De acordo com o que diz o autor, escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:

Alternativas:

•d) I, IV e V. - RESPOSTA CORRETA

4) Leia o trecho do texto a seguir:

 

“Parece-nos muito importante, ainda, sublinhar que o trabalho de invenção individuante do escritor não é realizável apenas no âmbito da negatividade, ou seja, provocando a entrada em crise e em dissolução ou, mais drasticamente, provocando a subversão violenta e global do código, já que tal ideia pressupõe a estrita imperatividade intrínseca do código literário, perante a qual caberiam ao emissor tão-só a sujeição ou a revolta.  ()

 

O autor argumenta sobre o papel do autor, sobre o código literário, a semiótica e a criação literária. Tendo isso em mente considere as afirmações, assinalando V para Verdadeira e F para Falso:

 

( f  ) O autor só pode adotar uma postura diante da autoridade do código literário, é a sujeição.

(  ) O código literário é ambíguo, pois se rege as normas, também fornece os elementos necessários para a subversão.

( f  ) O código é uma instância repressiva da qual o autor tem que se livrar e superar para poder criar um texto de qualidade.

(  ) O código literário, de acordo com as afirmações do autor, comporta virtualidades e indeterminações.

(  v ) Segundo o autor a normatividade do código literário é indispensável e representa um horizonte de possibilidades a ser explorado pelo autor/emissor.

 

Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:

Alternativas:

•c) F-V-F-V-V  - RESPOSTA CORRETA

Explicação:

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.