Diferencie os eventos ocorridos em A e B explicando qual a etapa do ciclo acima promove a diferenciação

Diferencie os eventos ocorridos em A e B explicando qual a etapa do ciclo acima promove a diferenciação no número de células no final da divisão celular ​


Diferencie os eventos ocorridos em A e B explicando qual a etapa do ciclo acima promove a diferenci

1 Resposta

getindonesiapack

2.

I – Cromatina

Cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

II – Nucléolo

O nucléolo é uma região que pode ser vista no interior do núcleo e possui formato arredondado. O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. Esse RNA é sintetizado a partir de instruções do DNA.

3. Os cromossomos são classificados em quatro tipos, Cite –os e diferenciem:

Tipos de Cromossomos

Cromossomo Telocêntrico: o centrômero encontra-se na extremidade do cromossomo, em sua região terminal, fazendo com que se pareça uma espécie de pinça, dando a aparência de que ele possui apenas um braço;Cromossomo Acrocêntrico: o centrômero localiza-se próximo a uma das extremidades do cromossomo, mas não totalmente nela. Este efeito faz com que um braço seja bem maior que o outro;Cromossomo Submetacêntrico: o centrômero está apenas um pouco afastado do meio do cromossomo. Nesse tipo, percebe-se que os braços apresentam tamanho desigual, sendo um relativamente menor que o outro;Cromossomo Metacêntrico: o centrômero está localizado bem no meio do cromossomo, como o próprio nome sugere em sua metade, deixando-o num formato exato de X. Nesse caso, há braços de tamanhos aproximadamente iguais.

5. Qual das seguintes estruturas celulares é responsável pela formação dos ribossomos? A alternativa C) é a correta.

Nucléolo é uma estrutura celular bastante importante, pois ele está contido dentro do núcleo e possui a função de produzir e organizar os ribossomos, que são grupos de fitas de RNA ligado a diversas proteínas com a finalidade de garantir a síntese proteica.

6. Diferencie as células diplóides das células haplóides?

As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).

7. O que significa citogenética humana?

A citogenética humana clínica trata-se do estudo dos cromossomos no que se refere ao seu número, estrutura e herança, correlacionando os tipos de alterações cromossômicas com a apresentação clínica dos pacientes. Quando falamos dos cromossomos estamos falando de estruturas compostas por DNA e proteínas compactados.

8. Explique o cariótipo humano?

O cariótipo é o conjunto dos cromossomos de uma espécie. Os cromossomos condensados são arranjados em pares. Essa organização permite avaliar todos essas estruturas de uma determinada espécie. Em humanos, existem 46 cromossomos, que são organizados em 23 pares. Os cromossomos que constituem um par possuem mesmo tamanho e mesma posição de centrômeros.

10. De acordo com o ciclo celular, defina:

I – Interfase

A interfase é o período entre dois ciclos celulares, ou seja, nesta etapa a célula para as suas funções e começa a se preparar para a divisão. Primeiro ela aumenta seu volume, número e tamanho de organelas.

II- Mitose

A mitose é um processo de divisão celular, pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental. • A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

III – Prófase

• Nessa etapa os cromossomos já se apresentam duplicados como cromátides-irmãs, unidas pelos centrômero e ao longo de seus braços; ocorre a condensação da cromatina e ela torna-se mais visível ao microscópio óptico; inicia-se a formação do fuso mitótico (composto por microtúbulos e centrossomos); e, ao final dela, os nucléolos desaparecem.

IV- Metáfase

• Os cromossomos posicionam-se no plano equatorial da célula (placa metafásica) com as cromátides-irmãs ainda unidas pelos centrômeros; é nela que os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação.

V- anáfase

• Nessa etapa, as cromátides-imãs separam-se; os cromossomos-filhos liberados deslocam-se para extremidades opostas da célula; a célula alonga-se; as duas extremidades da célula passam a apresentar conjuntos duplicados e equivalentes de cromossomos.

VI – telófase

• Telófase: nessa etapa, ocorre a formação dos núcleos celulares e seus envoltórios; os nucléolos reaparecem; os microtúbulos do fuso desaparecem; e os cromossomos tornam-se menos condensados. Ao final dela, a mitose está completa.

11. Explique o processo de duplicação do DNA.

É semi-conservativa porque durante a replicação, cria-se apenas uma fita nova, já que uma é mantida como molde. Por isso, sempre haverá uma fita mais antiga e uma mais nova.

12. A síntese de uma cadeia polipeptídica consiste na união de aminoácido de acordo com a seqüência determinada pela seqüência de bases do DNA transcrita para o RNAm, como chamamos essas informações genética.

I – (x) ligação RNA

Mais perguntas de Biologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.