Me ajudem por favor o texto para realizar a atividade:

Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.
         Um dado importantíssimo sobre a definição dada a um elemento químico é a de que, em hipótese alguma, ele pode sofrer decomposição, ou seja, não pode dar origem a novas substâncias simples, apenas participa da formação de novas substâncias compostas.
         Um exemplo é o cloreto de sódio, que, por ser uma substância composta, pode ser decomposto na substância simples sódio (Na) e na substância simples cloro (Cl2) por meio da eletrólise ígnea. Esse fato não pode ocorrer com o gás neônio  (Ne), por exemplo, que é um elemento químico e, consequentemente, uma substância simples.
         É importante ressaltar que um átomo isolado também representa um elemento químico. Na fórmula da água (H2O), por exemplo, temos dois átomos que representam o elemento hidrogênio e um átomo que representa o elemento oxigênio.
         Os elementos químicos são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas. Nessa sigla, devemos posicionar o número atômico do lado esquerdo inferior, como representado abaixo:

Obs: Na imagem acima, a distribuição eletrônica refere-se a quantidade de elétrons em cada uma das camadas eletrônicas do átomo do elemento químico em questão.

A sigla do nome do elemento pode fazer referência a diversos aspectos, como o nome do elemento em latim, o nome do elemento em outra língua, o nome do descobridor, homenagem a um cientista, local da descoberta etc. Veja alguns ex

Berílio - Sigla Be, que vem do grego Beryllos;

Cobalto - Sigla Co, que vem do alemão kobalt ou kobold (espírito maligno ou demônio das minas). Recebeu esse nome por causa da sua toxidade;

Sódio - Sigla Na, que vem do latim Natrium;

Estrôncio - Sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa denominada de Strotian;

Lítio- Sigla Li, que vem do grego Lithos (pedra);

Magnésio - Sigla Mg, chamado em grego de Magnésia em referência à região de Tessália;

Roentgênio- Sigla Rg, uma homenagem ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio X;

Califórnio- Sigla Cf, nome em homenagem à Universidade da Califórnia, onde ele foi sintetizado.

Me ajudem por favor o texto para realizar a atividade:          Define-se elemento químico como u

1 Resposta

Tira Duvidas

eu ñ sei ñ estou estudanfo ksks

Mais perguntas de Biologia

Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.