1 Um tubo horizontal tem seção transversal de 10 cm2 numa regi...

1 Um tubo horizontal tem seção transversal de 10 cm2 numa região e 5 cm2 em outra região. A velocidade da água na primeira é 5 m/s e a pressão na segunda é 200 kPa. Encontre:(a) a velocidade da água na segunda região e a pressão da água na primeira região,

(b) a quantidade de água que atravessa uma seção em um minuto.

2 Em um ponto de um encanamento a velocidade da água é 3,0 m/s e a pressão manométrica é igual a 50 kPa. Calcule a pressão manométrica em um segundo ponto do encanamento, 11,0 m abaixo do primeiro, sabendo o diâmetro do cano no segundo ponto é igual ao dobro do diâmetro do primeiro.

3 Água fluindo por uma mangueira de diâmetro 2,74 cm enche um balde de 25 litros em 1,50 minutos. (a) Qual a velocidade da água saindo na ponta da mangueira? (b) Um bocal é preso à ponta da mangueira. Se o diâmetro do bocal é um terço do da mangueira, qual é a velocidade da água saindo dele?

4 Uma tubulação de água com diâmetro interno de 2,5 cm transporta água para o porão de uma casa a uma velocidade de 0,90 m/s e a uma pressão de 170 kPa. Se o diâmetro for reduzido gradualmente para 1,2 cm e a tubulação subir até o segundo andar, 7,6 m acima do ponto de entrada, (a) qual a velocidade e (b) qual a pressão da água no segundo andar?

5 Água se move com uma velocidade de 5 m/s através de um cano com uma área de seção transversal de 4 cm2. A água desce 10 m gradualmente, enquanto a área do cano aumenta para 8 cm2. (a) Qual é a velocidade do escoamento no nível mais baixo? (b) Se a pressão no nível mais alto for 1,5x105 Pa, qual será a pressão no nível mais baixo?

0 Respostas

sglasanches está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.