Arecordação - através de práticas ritualizadas - de acontecime...

Arecordação - através de práticas ritualizadas - de acontecimentos que interessam a uma comunidade tem uma origem remota e uma larga tradição. discursos, récitas, lápides, arcos triunfais e monumentos serviam para celebrar as grandes vitórias nas batalhas e os homens que as tinham liderado. essa evocação não se pode dissociar de uma dupla necessidade : a legitimação do poder instituído, que procura na apropriação presente desses acontecimentos e figuras uma forma de marcar a continuidade com um passado glorioso, e a afirmação da identidade coletiva, que se estriba na memória de um percurso histórico inventado e reinventado pelos grupos humanos ao sabor de seus interesses, emoções, sentimentos e valores. [a] ideia de um momento fundador, uma vez instaurada na memória coletiva, estabelece a origem e a antiguidade da nação. // (joão, m a ria isabel. m e m ó ria e c o m e m o ra ç ã o . h istória revista, n. 8. g o iâ n ia : u fg , ja n ./d e z . 2003. p. 57-58.)

1. descreva a cena retratada na pintura.
2. que relação podemos estabelecer entre a pintura de di cavalcanti e o texto sobre a construção de uma memória nacional?


Arecordação - através de práticas ritualizadas - de acontecimentos que interessam a uma comunidade t

1 Resposta

Tira Duvidas

Olá!

A cena retratada na imagem é a de uma relação entre as pessoas que compõem a população nacional brasileira. Como se vê, Di Cavalcanti objetiva demonstrar a harmonia entre as diferentes classes e as pessoas que seriam os verdadeiros representantes do Brasil. O texto demonstra, neste sentido, uma busca pela formulação de uma unidade, uma identidade nacional, dessa forma fomentando a solidificação do país em termos culturais.

Abraços!​

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