2. Classifique a conjunção de acordo com o código que segue. I...

silviatakashi

2. Classifique a conjunção de acordo com o código que segue. I. Conjunção coordenativa explicativa; II. Conjunção subordinativa consecutiva; III. Conjunção subordinativa integrante; IV. Conjunção comparativa. ( ) “ Não deixe o fogo apagar-se, que as noites estão frias.”( ) “Escrevia tanto que os dedos adormeciam.” ( ) “Desconfio que a moça me namora.” ( ) “Sua voz era mais lenta que das outras vezes.” *1 ponto

a. II, I, III, IV.

b. I, II, III, IV.

c. I, III, II, IV.

d. II. III, I, IV.

e. III, I, IV, II.

2. Classifique a conjunção de acordo com o código que segue. I. Conjunção coordenativa explicativa; II. Conjunção subordinativa consecutiva; III. Conjunção subordinativa integrante; IV. Conjunção comparativa. ( ) “ Não deixe o fogo apagar-se, que as noites estão frias.”( ) “Escrevia tanto que os dedos adormeciam.” ( ) “Desconfio que a moça me namora.” ( ) “Sua voz era mais lenta que das outras vezes.” *

1 ponto

a. II, I, III, IV.

b. I, II, III, IV.

c. I, III, II, IV.

d. II. III, I, IV.

e. III, I, IV, II.

3. A classificação entre parênteses da palavra QUE está ERRADA em: *

1 ponto

a. Tenho que comprar sapatos novos. Preposição

b. Quê! Você não quer sair daqui?! Interjeição

c. Que bela apresentação, meu filho! Advérbio

d. Vamos para casa, que está chovendo. Preposição

e. n. d.a.

4. (Fuvest-SP) "SE você sair agora, nunca saberá SE dissemos a verdade a eles e qual foi sua reação ao SE verem diante daquela descoberta". No texto acima, a partícula "SE" é, respectivamente: *

1 ponto

a) conjunção condicional – conjunção condicional – partícula apassivadora.

b) conjunção integrante – partícula expletiva – partícula apassivadora.

c) conjunção integrante – pronome reflexivo – pronome reflexivo.

d) conjunção condicional – conjunção integrante – pronome reflexivo.

e) conjunção condicional – conjunção integrante – partícula apassivadora.

5. Assinale a alternativa que contém CORRETA a classificação do SE. *

1 ponto

a) Se Deus quisesse que todos os homens fossem iguais, teria feito todos americanos. – partícula apassivadora.

b) Trata-se de papéis nada importantes. – conectivo integrante.

c) Veremos se haverá trégua nesse longo combate. – índice de indeterminação do sujeito.

d) Quando ele entrou, ela nem se dignou a olhá-lo. – pronome reflexivo.

e) A criança sorria-se feliz. – partícula de realce.

6. Assinale a alternativa em que a concordância nominal está de acordo com a norma-padrão da língua. *

1 ponto

a) Encaminho alguns documentos anexo para conhecimento dos projetos institucionais.

b) Estou quite com você.

c) Era meio-dia e meio quando as autoridades deram início à solenidade.

d) Tenho menas informação que você sobre o resultado da pesquisa.

e) É necessário a participação dos alunos nos eventos da escola.

7. Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua: *

1 ponto

a) Uso louça e copo velhos.

b) Uso louça e copo velho.

c) Uso copo e louça velhos.

d) Uso copo e louça velha.

e) Uso copo e louça velhas.

8. Considerando a concordância nominal, assinale a frase CORRETA: *

1 ponto

a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.

b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.

c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.

d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada.

e) Anexo, remeto lhes nossas últimas fotografias.

1 Resposta

Fabiana Saraiva

letra (A)

Explicação:

a)5,3,1,2 e 4

espero ter ajudado

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.