1. (ufc-ce) em estudo pub: caao na revista noture de 25 de jun...

Sophia Araújo

1. (ufc-ce) em estudo pub: caao na revista noture de 25 de junho passado, pesquisadores da univers : ade de toronto, no canadá, afirmam que o gene cyp2a6 está lígaco à dece-cê-cia das pessoas ao cigarro. este gene. em sua forma normal, cod • : a a síntese de uma enzima que metaboliza a nicotina, tornando as cessoas cependentes. eles afirmam, ainda, que há, na espécie humana, três a e cs pa'3 este gene: um normal e dois defeituosos. fumantes portacores de c: s ale os normais (homozigoto para o alelo normal) são altamerte : ece': e"es do cigarro, enquanto portadores de dois dos alelos defeituosos acesa- ce ‘jmantes, jamais se tornam dependentes. por outro lado. *.-3': es -eterozigotos, portadores de um alelo normal e outro defeituosc. sã: ~: : e'adamente dependentes, consumindo 20% menos cigarros que os *-~a': es nteiramente dependentes. com base no texto anterior, é cc-et: afamar que a dependência ao cigarro determinada pelo gene c • -2a6 a _m : =so ce: a) herança quantitat* .5 : : s : e : : : aoresenta uma continuidade entre dependentes e não cepencemes. b) pleiotropia. pois o nete : : g; : : cd'ese~: a fenótipo diferente de ambos os homozigotos. c) epistasia recess-. c: s : _a : _e' um pos a. elos defeituosos inibe, parcialmente, a ação do e. e.c no—a.. d) dominância co^c. eta ca *or'~a norma, do gene cyp2a6 sobre as formas defeituosas. e) dominância incomp e: a entre a forma normal e as defeituosas do gene cyp2a6.

1 Resposta

Lana Brandão

Olá!

Analisando o texto podemos perceber que a dependência ao cigarro determinada pelo gene CYP2A6 é uma dominância incompleta entre a forma normal e as defeituosas do gene.

A dominância incompleta ocorre quando o gene dominante não é completamente superior ao gene recessivo na expressão dos fenótipos. Nesse caso, por mais que as pessoas heterozigotas ainda sejam dependentes do cigarro, o gene recessivo faz com que essa dependência seja menor do que aquela observada em homozigotos dominantes.

Alternativa correta: letra e)

Mais perguntas de Biologia

Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.