Unidade I - Currículo e Geografia: Teorias e Propostas...

Airton756

Unidade I - Currículo e Geografia: Teorias e Propostas Curriculares

Caro Aluno,

Considerando a recente disputa da água em São Paulo e os sistemas produtores de água para consumo, dois professores de Geografia, que ministram aulas nas Séries Finais do Ensino Fundamental, adotaram os seguintes procedimentos metodológicos:

I- O professor Marco utilizando-se de um mapa, localizou a região do Cantareira e, através de uma aula expositiva, buscando explicitar a localização dos rios e das represas e de onde vem a água. Realizou uma avaliação sob a forma de pergunta e respostas diretas sobre a localização dos rios e represas, acerca do conteúdo transmitido em aula.

II- A professora Camila também utilizou um mapa localizando São Paulo e o sistema do Cantareira, porém propôs um debate entre os alunos incentivando a contraposição de ideias acerca do mencionado conflito. A partir daí, orientou os alunos na execução de uma pesquisa, que deveria ter como aspecto central a compreensão da dimensão geográfica do conflito da água e indicou possíveis fontes de consulta. A avaliação consistia na elaboração de um texto a ser apresentado e debatido.

Considerando as duas assertivas, responda qual a diferença da proposta I e II em relação à concepção de ensino de Geografia? Dê sua opinião! 

Vamos lá?

1 Resposta

Claro, vamos lá!

A proposta I adotada pelo professor Marco parece seguir uma abordagem mais tradicional de ensino de Geografia, centrada na transmissão de informações geográficas através de aulas expositivas e avaliação baseada em perguntas e respostas diretas. Nesse caso, o foco principal é fornecer aos alunos informações sobre a localização dos rios e represas e a origem da água, sem necessariamente explorar a complexidade e as nuances do conflito em torno do uso da água.

Por outro lado, a proposta II da professora Camila adota uma abordagem mais participativa e investigativa, incentivando os alunos a se envolverem ativamente na compreensão do conflito da água em São Paulo. Ao propor um debate entre os alunos e orientar a realização de uma pesquisa, a professora está buscando que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica e compreensão da dimensão geográfica do conflito. Além disso, a avaliação baseada na elaboração de um texto para apresentação e debate incentiva a reflexão e a expressão de pontos de vista dos alunos.

Na minha opinião, a proposta II da professora Camila parece ser mais eficaz em promover uma aprendizagem significativa em Geografia. Isso porque ela envolve os alunos de maneira mais ativa e incentiva o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como análise crítica e argumentação, além de proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada do conflito da água em São Paulo. Essa abordagem também pode promover uma maior motivação e engajamento dos alunos, pois os coloca no centro do processo de aprendizagem, permitindo que explorem suas próprias ideias e perspectivas sobre o tema.

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